Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

terça-feira, 10 de junho de 2008

Governador da Lunda Norte apresentado hoje

O novo governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, seguiu a meio da manhã de hoje, segunda-feira, para aquela província, a fim de ser apresentado a população e tomar posse no cargo.

Nomeado a 23 de Maio pelo presidente da República, José Eduardo dos Santos, em substituição de Gomes Mayato, o novo governador disse à Angop, momentos antes de deixar Luanda, que se sente muito honrado por cumprir mais uma missão que a pátria lhe delega.
Ernesto Muangala, de 46 anos de idade e natural da Lunda Norte, considera que por conhece as especificidades históricas, socio-económicas e culturais da província, vai aproveitar este factor para garantir serviços essenciais básicos às populações.

Médico de profissão, Ernesto Muangala exerceu já os cargos de director do Hospital Provincial da Lunda Norte, assessor do governador da Lunda Norte, director clínico da clínica Multiperfil e director provincial da Saúde no Moxico.