Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Endiama arranca com novo projecto de exploração diamantífera na Lunda Norte


A empresa nacional de diamantes angolana, Endima, arranca hoje com um novo projecto de exploração diamantífera na Lunda Norte com um potencial de um milhão de quilates, anunciou o seu presidente, António Sambula.

O lançamento da primeira fase do projecto diamantífero do Luxinge, no município do Cambulo (Nzagi), vai ser assistido pelo ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David.

O presidente do Conselho de Administração da Endiama, António Sumbula, antes da partida para a Lunda Norte, explicou que este projecto compreende uma área pequena, quando comparada com as já existentes nas duas Lundas, Norte e Sul, próximo do milhão de quilates de potencial.

Este projecto tem, no entanto, um significado simbólico importante, tendo em conta que a indústria diamantífera angolana só agora começa a sair de uma profunda crise, iniciada em 2008 com a rutura económica e financeira mundial que levou as pedras a um preço que não sustentava a manutenção da exploração.

Durante a crise, as principais explorações, como a Lucapa, na Lunda Sul, foram encerrados e até o gigante russo Alrosa abandonou a actividade no país.

O projecto do Luxinge vai empregar cerca de 200 trabalhadores e, segundo António Sumbula, para já este abrange apenas a Lunda Norte, mas nos próximos quatro anos chegará a outras províncias.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=27638&catogory=Angola

1 comentário:

Nguyễn Công Nghĩa disse...

Eu queria saber todas as paisagens maravilhosas da Lunda Norte! Quem dê-me saber isso ! Envie as suas mensagens ao meu mail seguinte: conhuehn@yahoo.com ou oanhyenhaylien_honglandao@gmail.com . Muito obrigado! Oh ! apresento-me que eu sou de Vietnam! Mesmo agora, eu estou a viver em Vietname! Eu espero que eu for encontrar muitos amigos na Lunda Norte.