Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

IGREJA ANGOLANA DE LUTO, PELA MORTE DO BISPO EMÉRITO DE SAURIMO


A Igreja angolana está de luto: morreu o Bispo Emérito de Saurimo. Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa faleceu esta madrugada vítima de morte súbita.

A notícia foi avançada pelo Secretário Executivo da CEAST, Padre Dionínio Hissilenapo.

“A Conferência Episcopal de Angola, todo seu secretariado executivo, anuncia e comunica a toda igreja de Angola, a todos os bispos, a todos os fiéis, de Malanje e Saurimo, Malanje onde é originário, Saurimo, a igreja que serviu, ao longo destes anos, desde setenta e sete até a sua resignação como bispo de Saurimo” – disse.

O sacerdote destacou ainda que Dom Pedro Marcos tinha um grande peso histórico na igreja angolana, pelo que a sua morte deve representar a esperança na vida eterna.

“Dom Marcos desempenhou funções como padre, como bispo ao serviço desta igreja. Mas ao mesmo tempo que comunicamos a tristeza, temos a fé e a esperança nesta vida eterna que nos anuncia e comunica os que nele acreditam e por ele entregam a sua vida como ele o fez” – frisou.

Por sua vez, o Bispo da diocese do Luena, Dom Tirso Blanco, considera que a igreja de Angola perdeu um pastor que viveu o sacramento da ordem ao serviço dos mais pobres.

“Perdemos um pastor que se caracterizou pela sua bondade, pela sua simplicidade, pelo carinho que ele dispensava por todas pessoas sem distinção alguma” – referiu.

Conta ainda que Dom Pedro Marcos, momentos antes da sua morte ainda conviveu com os seus irmãos na Fé.

“Posso dizer que até ontem ele esteve connosco, jantou connosco, muito bem, estava muito alegre, muito feliz, até assistiu ao jogo de basquete de Angola e Alemanha, estava muito contente pelo resultado, nós não imaginávamos que durante a noite ele podia deixar esta terra” – afirmou.

O prelado destacou também que os fiéis devem alegrar-se, porque Dom Marcos foi para junto do Senhor.

“Dom Pedro Marcos foi uma pessoa que se entregou à Deus, se entregou às pessoas, viveu o evangelho. Penso que podemos dizer bem-aventurado, porque está junto de Deus, está certamente feliz e recebendo o prémio de tudo que ele fez durante esta vida”.

Quem também já reagiu o passamento físico do bispo emérito de Saurimo é o bispo de Malange: Dom Luís Maria dá graças a Deus por ter concedido à igreja um bom pastor.

Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa, faleceu aos 88 anos de idade. Padecia de hipertensão, situação que era acompanhada pelos médicos até a sua morte.

Nascido ao 10 de Outubro de 1921, em Cajicole, província de Malanje. Foi ordenado sacerdote a 23 de Janeiro de 1949, e trabalhou em várias paróquias e missões.

Em 1975, foi investido no cargo de Vigário Geral da Diocese de Malanje. A 3 de Fevereiro de 1977 foi eleito Bispo de Saurimo, cargo que ocupou durante 20 anos. A 15 de Janeiro de 1997, renunciou ao cargo, tendo sido substituído por Dom Eugénio Dal Corso.

Sem comentários: