Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Movicel lança sistema de rede GSM

operadora de telefonia móvel Movicel lançou, segunda-feira, em Luanda, o seu novo sistema GMS, cujo os clientes da capital do país poderão beneficiar já deste serviço até ao final desta semana.
O director geral adjunto da empresa, Carlos Brito, realçou que depois de Luanda, a primeira fase do novo sistema vai abranger as províncias de Benguela e Cabinda e que até Janeiro de 2011 será estendido a toda as províncias do país.
O responsável explicou que a operadora oferece maiores recursos de funcionalidade na óptica do utilizador, devidas as novas redes equipadas com as mais modernas tecnologias do mercado e permite maior qualidade na comunicação.
Salientou que esse sistema vai utilizar um SIM Card, vulgarmente conhecido por ?Chip?, com tecnologia moderna da Terceira Geração (3G), que vai permitir armazenar maiores dados, devido a sua grande capacidade de memória.
O sistema, continuou, garante mais e maior celeridade e eficácia no processamento de vários serviços como a Internet, música, imagens, vídeos, ligações a redes sociais, entre outras funções do telefone.
Segundo o especialista, os dois sistemas CDMA e GSM poderão conviver dentro da operadora Movicel e os seus clientes poderão escolher por qual das redes a optarem, sendo que a nova rede terá o prefixo 918.
Os clientes que quiserem mudar de sistema, devido as vantagens do GSM em relação a CDMA, isso vai acontecer naturalmente sem qualquer imposição da operadora e a partir de Janeiro de 2011 eles poderão migrar para o nova rede, mas mantendo o seu antigo número de telefone?, esclareceu.
Advertiu, por outro lado, que os primeiros dias da implementação da nova rede, o sistema poderão não ter a qualidade máxima, devido própria complexidade do processo, mas a situação será rapidamente ultrapassada.
Com a entrada no mercado da Movicel na rede GSM, a operadora e concorrente Unitel perde a exclusividade deste sistema no país.
A primeira chamada da Movicel neste sistema foi realizada pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.
Estiveram presentes na cerimónia, que teve a bênção do padre Reginaldo Bento, responsáveis do Ministério da Telecomunicações e Tecnologias de Informação, representantes de empresas ligadas ao sector de telecomunicações, empresários, oficias superiores das Forças Armadas (FAA), académicos, empresários, entre outras entidades convidadas.
A actuar no mercado nacional desde 2003, a Movicel é uma sociedade público-privada constituída por empresas angolana, chinesa e brasileira.
A Movicel presta serviços de telecomunicações através da rede móvel 91 e da Movinet, estando presente nas 18 províncias do país.

ANGOP

Sem comentários: