Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Camisinha contra estupro é distribuída na África do Sul


Produto tem ganchos que se prendem ao pênis do criminoso

Uma camisinha feminina antiestupro está sendo distribuída na África do Sul, em meio à Copa do Mundo. O preservativo parece um pequeno instrumento de tortura, com diminutos com ganchos, semelhantes a dentes, que se prendem ao pênis do agressor.

Batizado de Rape-axe, o produto havia sido lançado em 2005 pela. Mais de 30 mil unidades devem ser distribuídas ao longo do evento.

A camisinha atiestupro é semelhante a uma camisinha feminina convencional, feita de látex. A parte interna do produto, porém, é composta por vários ganchos. Em caso de penetração, eles perfuram a pele do pênis, provocando dor imediata.

Além da dor, o estuprador precisará ir ao médico para remover os ganchos, o que acabará denunciando seu ato criminoso. Se tentar remover a camisinha sozinho, os ganchos penetram ainda mais fundo na pele.

A medida é radical, mas a África do Sul tem altos índices de estupro e cerca de 16% da população é portadora do vírus HIV.

A camisinha com ganchos desperta críticas de especialistas africanos. Victoria Kajja, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças de Uganda, disse ao jornal New York Daily News que o produto dá uma falsa sensação de segurança às vítimas.

Mas a criadora do produto disse à CNN que ouviu diversos especialistas para desenvolver a camisinha. “Algo precisava ser feito. Isso vai fazer os homens pensarem duas vezes antes de atacar uma mulher”, afirmou Sonnet.

IG

terça-feira, 22 de junho de 2010

Assalto a casa do Secretário Geral do Manifesto do protectorado da Lunda


Notícias - angola24horas
A Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe, denúncia que, na passada sexta-feira dia 18 de Junho de 2010, pelas 20 horas, 5 individuos trajactos á civil e munidos de AKM arma de fabrico Rússo, que se faziam transportar numa viatura de marca NISSAN, modelo ZZNISSAN de fabrico Chinês e montados em Viana sem matricula, estacionou defronte da Residência do Sr. Eng.º Zecamutchima, Secretário Geral da Comissão do Manifesto do Protectorado da Lunda, no Bairro do Benfica ao Municipio da Samba em Luanda, 4 deles introduziram-se no interior da Residência, 2 colocaram os presentes no quintal e 2 entraram no Escritório particular do SG, onde retiraram 2 Computadores de Mesa e um Toshiba Portatil com as respectivas impressoras e os documentos do Manifesto.

A acção que demorou pouco menos de 8 ou 10 minutos, onde mantiveram as pessoas colocadas, enquando os dois faziam transporte do equipado do escritório para a viatura, não ouve disparos e, em seguida se dirigiu em direcção a cidade de Luanda.

Nós os filhos Lundas, estamos a reivindicar pacificamente um direito legitimo, nos termos de sucessão colectiva e fundamentos jurídicos dos tratados de Protectorado da Questão da Lunda 1885-1894 assinados entre Portugal e Soberanos- Miananganas Lundas, a Convenção de Lisboa de 25 de Maio de 1891 sobre tratado da delimitação das fronteiras na Lunda, ractificado no dia 24 de Março de 1894 e trocado no dia 1 de Agosto do mesmo ano, entre Portugal e a Bélgica sob mediação da França, na presença da Alemanha, Inglaterra e do Vaticano.

A Reivindicação da Autónomia Administrativa e Financeira do Território da Lunda é um direito legitimo e legal, é a troca da nossa independência (24 de Março de 1894) igual a Madeira e Açores que são Ilhas Insulares de um mesmo país Portugal, que oficialmente são designadas por Regiões Autónomas da Madeira e Açores, é um arquipélago português dotado de autonomia política e administrativa através do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira e de Açores, previsto na Constituição da República Portuguesa. A Madeira e Açores fazem parte integral da União Europeia com o estatuto de regiões ultraperiféricas do território da União, conforme estabelecido no artigo 299º-2 do Tratado da União Europeia, os seus Partidos Politicos, são os de espectro político da nação portuguesa no seu conjunto. No caso verdente, os partidos politicos do espectro angolano presentes.

Lamentavelmente, o Governo Angolano por desconhecimento do que é uma reivindicação Legitima e pacifica, que é um direito que ele mesmo consagrou na Lei constitucional, continua a acusar-nos de crime contra a segurança do Estado, continua a manter detidos 40 membros do Manifesto nas cadeias, há mais de 15 meses sem julgamento, sem assisténcia médica, casos concretos do Dr. Jota Filipe Malakito na cadeia Hospital de São Paulo com problemas graves de inflamações dos pés e do nosso membro Alberto Cabaza doente na Comarca de Viana sem direito a consultas com os médicos há cerca de 25 dias, também com problemas de coração, inflamações dos pés e sarna.

Continuamos a reafirmar que a nossa acção não é violência, não é vandalismo, não é separação, é uma reivindicação com o espirito de Paz e harmonia entre os filhos de África e de Angola e Lundas em particular.

O Secretario de Informação

Domingos Henrique

Noticiaspress

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O PREÇO FINAL DE UM DIAMANTE

O preço final de um diamante é baseado em duas coisas:

O peso exato do diamante.
O "preço por quilate" do diamante em questão.

Peso em quilates:1 ct (quilate) é igual a 1/5 de um grama ou seja 0,2 gramas é igual a um quilate (1 ct).


Preço por quilate:É a quantia de dólares que será multiplicado pelo peso em quilates, que dará seu preço total e final.


Peso X preço por quilate = preço total
O preço por quilate é estabelecido através de quatro fatores. Esses fatores são:
1. Peso: o preços são divididos em grupos pelo peso, para facilitar as coisas. Os grupos são:

0.18 – 0.22 0.23 – 0.29 0.30 – 0.39 0.40 – 0.49 0.50 – 0.59 0.60 – 0.69 0.70 – 0.79 0.80 – 0.89 0.90 – 0.99 1.00 – 1.24 1.25 – 1.49 1.50 – 1.74 1.75 – 1.99 2.00 – 2.99 3.00 – 3.99 4.00 – 4.99 5.00 – 5.99 6.00 – 6.99.
2. Cor e Pureza: quanto melhor a cor e pureza, mais alto o preço por quilate.
3. Qualidade da lapidação: uma lapidação melhor resulta num preço mais alto por quilate.
4. Formas: Se mais sofisticadas (Navete, Coração) resultam em preços mais altos por quilate.
ORIGEM DO NOME: Diamante, do grego 'adamas', significa invencível e 'diaphanes', que significa transparente. Durante a Idade Média, acreditava-se que um diamante podia reatar um casamento desfeito. Era usado em batalhas como símbolo de coragem.

Os antigos o chamavam de pedra do sol, devido ao seu brilho faiscante e os gregos acreditavam que o fogo de um diamante refletia a chama do amor.
Sugere, portanto, a força e a eternidade do amor.

O DIAMANTE COMO JÓIA: Só a partir do século XV, o diamante foi caracterizado como a jóia da noiva. Sendo Mary de Burgundy a primeira mulher a receber um colar de diamantes como um símbolo de noivado com o Arqueduque Maximilian da Austria em Agosto de 1477. Dos séculos XVII a XIX, usavam-se argolões como anéis de noivado. No século XX, ficou em moda o estilo "chuveiro", mais tarde o anel fieira. Depois o solitário, o estilo mais usado atualmente.

EXPLORAÇÃO: A exploração das minas de diamante começou na Índia, entre os anos 800 e 600 A.C. Durante 2.000 anos, o Oriente produziu todos os diamantes conhecidos, incluindo o "Koh-i-Noor", o russo "Orloff", o "Esperança" e outros diamantes célebres. O seu uso era reservado às cortes reais e aos dignitários da igreja. As espadas, os colares das ordens, os cetros e as coroas usadas nas cerimônias eram ornadas de diamantes.
OS MAIS FAMOSOS DIAMANTES DO MUNDO:

O CULLINAN, o maior dos diamantes já encontrados, pesava 3.106 quilates quando bruto e originalmente um pouco menos de 1 libra e meia. Ele foi cortado em 9 pedras principais e 96 pedras menores.

O Estrela da África é a maior das pedras cortadas do Cullinan. é um dos doze mais famosos diamantes do mundo e pertence à COROA INGLESA. Ele pesava 530,20 quilates, tem 74 facetas e ainda é considerado como o maior diamante lapidado do mundo.

KOH-I-NOOR ("Montanha de Luz") Foi mencionado pela primeira vez em 1304, pesando 186 quilates. Uma pedra de corte oval. Acredita-se ter estado, certa vez, engastado no famoso trono de pavão do Xá Jehan como um dos olhos do pavão. Relapidado no reinado da Rainha Vitória, encontra-se hoje em dia entre AS JÓIAS DA COROA INGLESA e pesa atualmente 108,93 quilates.

O Olho do Ídolo Uma pedra no formato de pêra achatada e do tamanho de um ovo de galinha. O seu tamanho lapidado é de 70,20 quilates. Um outro diamante famoso que uma vez foi colocado no olho de um ídolo antes de ter sido roubado. A lenda também diz que ele foi dado como resgate da Princesa Rasheetah pelo "Sheik" da Kashmir ao Sultão da Turquia qua a tinha raptado.

O Excelsior A segunda maior pedra já encontrada é o Excelsior, que era de 995,2 quilates quando bruto. Alguns dizem que o Braganza é a segunda maior pedra já encontrada, mas não há registros de sua existência e muitos acreditam ser mitológico ou nem mesmo um diamante.

O Regente Um diamante verdadeiramente histórico descoberto em 1701 por um escravo índio perto de Golconda, pesava 410 quilates quando bruto. Quando pertencente a William Pitt, primeiro-ministro inglês, foi cortado em um brilhante no formato de uma almofada de 140,5 quilates e, até ter sido vendido para o Duque de Orleans, Regente da França, quando Luís XV ainda era uma criança em 1717, era chamado de "O Pitt". Foi então rebatizado como "O Regente" e colocado na coroa de Luís XV para a sua coroação. Após a Revolução Francesa, foi possuído por Napoleão Bonaparte que o colocou no cabo de sua espada. Atualmente está exposto no Louvre.


O Blue Hope (Esperança Azul) Mais famoso do que qualquer outro diamante, o Hope foi uma vez possuído por Luís XV, sendo oficialmente designado de "o diamante azul da coroa". Roubado durante a Revolução Francesa, tornou a aparecer em Londres, em 1830 e foi comprado por Henry Philip Hope, razão pela qual atualmente tem esse nome. Foi em poder da família Hope que este diamante adquiriu a reputação horrível de trazer azar. Toda a família morreu na pobreza. Uma infelicidade similar ocorreu com um proprietário posterior, Sr. Edward McLean. Atualmente, encontra-se na Instituição Smithsonian em Washington.

Taylor - Burton Com 69,42 quilates, este diamante no formato de uma pêra foi vendido em leilão em 1969 com a pressuposição de que ele poderia ser nomeado pelo comprador. Cartier, de Nova York, com sucesso, fez um lance para ele e imediatamente o batizou de "Cartier". Entretanto, no dia seguinte, Richard Burton comprou a pedra para Elizabeth Taylor por uma soma não revelada, rebatizando-o de "Taylor-Burton". Ele fez seu debut em um baile de caridade em Mônaco, em meados de novembro, onde Miss Taylor o usou como um pendente. Em 1978, Elizabeth Taylor anunciou que o estava colocando à venda e que planejava usar parte da renda para construir um hospital em Botswana. Somente para inspecionar, os possíveis compradores tiveram que pagar $ 2.500 para cobrir os custos de mostrá-lo. Em junho de 1979, ele foi vendido por quase $ 3 milhões e a última notícia que temos dele é que se encontra na Arábia Saudita.

O Orloff Acredita-se que tenha pesado cerca de 300 quilates quando foi encontrado. Uma vez foi confundido com o Grande Mogul, e atualmente faz parte do Tesouro Público de Diamantes da União Soviética em Moscou. Uma das lendas diz que "O Orloff" foi colocado como olho de Deus no templo de Sri Rangen e foi roubado por um soldado francês disfarçado de hindu.

Hortensia Esta pedra cor de pêssego, de 20 quilates, tem esse nome em honra de Hortense de Beauharnais, Rainha da Holanda, que era filha de Josephine e a enteada de Napoleão Bonaparte. O Hortensia fez parte das Jóias da Coroa Francesa desde que Luís XIV o comprou. Junto com o Regente, atualmente está em exposição no Louvre, em Paris.

Entre os mais novos diamantes famosos está o "Amsterdã", uma das pedras preciosas mais raras do mundo, um diamante totalmente negro. Proveniente de uma parte do Sul da África, cujo local se mantém em segredo, tem peso bruto de 55.58 quilates. A belíssima pedra negra tem um formato de uma pêra e possui 145 faces e pesa 33.74 quilates.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre a gestão sustentável de Luanda Eduardo dos Santos dá razão a Samakuva


Cerca de duas semanas depois de ter recebido do líder da oposição um Memorando contendo propostas concretas para aperfeiçoar a gestão sustentável de Luanda, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, fez em público o seu próprio diagnóstico dos problemas de Luanda e aplicou já algumas das propostas recomendadas por Isaías Samakuva, Presidente da UNITA.

Seguindo o exemplo de Samakuva, Eduardo dos Santos fez na quarta-feira, dia 16, uma visita de campo a alguns dos Municípios da capital e reconheceu que Luanda precisa de alguma descentralização orgânica e “novas centralidades ou cidades com serviços adequados, para permitir uma melhor distribuição espacial da população e reduzir a excessiva concentração de pessoas.”

Ao chamar a si esta constatação, Eduardo dos Santos dá razão a Samakuva, que afirmou em Maio que “a gestão sustentável de Luanda encerra problemas, desafios e soluções macro, de curto e longo prazo, de natureza política, social e institucional, que ultrapassam as competências do Governo Provincial de Luanda.”

Samakuva propôs a criação de uma entidade nacional, auxiliar do titular do poder Executivo, com competências para “definir programas especiais para a harmonização demográfica do território nacional” e gerir os respectivos factores críticos de sucesso em linha com uma nova política económica, industrial, agrária, de geração de emprego e rendimentos e ambiental. Em resposta, e no mesmo dia em fez a visita a Luanda, Eduardo dos Santos criou o Conselho de Coordenação Estratégica para o Ordenamento Territorial e de Desenvolvimento Económico e Social da Província de Luanda.”

As competências deste novo órgão do Executivo incluem “assegurar o desenvolvimento Policêntrico do território e das infra-estruturas de suporte à integração e coesão territoriais” bem como “um desenvolvimento urbano mais compacto e que contrarie a construção dispersa e anárquica, estruture a urbanização difusa e incentive o reforço das centralidades intra urbanas.”

A grande diferença entre a visão do Chefe de Estado e a visão do líder da oposição reside no âmbito de intervenção da entidade ora criada e na sua autonomia. Enquanto Samakuva defende a criação agora de uma entidade subordinada ao titular do poder executivo para estudar e coordenar as medidas de política a adoptar e a consagração, mais tarde, de um estatuto especial autónomo para Luanda, Dos Santos quer ser ele mesmo a presidir tal entidade. Enquanto Samakuva defende uma intervenção nacional, que, a partir da excessiva concentração de Luanda, estude as medidas de política para o ordenamento territorial e o desenvolvimento harmonioso de Angola inteira, o Presidente dos Santos concentra o trabalho do Conselho estratégico apenas no ordenamento territorial e no desenvolvimento económico e Social da província de Luanda. Enquanto Samakuva defende descentralização, Dos Santos prefere a concentração de poderes.

Samakuva propõe, igualmente, a participação da cidadania em geral, através de suas organizações vocacionadas. Eduardo dos Santos admite convidar especialistas, mas não inclui no Conselho Estratégico actores da sociedade civil que não sejam já ligados ao MPLA ou ao Governo por ele dirigido.

Angola24horas.com

ANGOLA TEM DOS MOSQUITOS MAIS VIOLENTOS DO MUNDO


malária matou mais de 8 mil angolanos em 2009, segundo o coordenador do programa nacional, Filomeno Fortes.

O país registou 3.126.241 casos da doença neste ano, de acordo com o responsável, que falava esta segunda-feira sobre “a situação da malária em Angola, plano estratégico nacional”.

A transmissão não é uniforme, existindo províncias mais endémicas que outras. O médico citou Benguela pelo facto de representar 28 por cento dos casos registados em 2009.

Uma das principais causas é o facto de que em Angola existir as duas espécies de mosquito mais violentos a nível mundial, o mosquito anófel gigante e o anófel esponestes, que conseguem adaptar-se em várias circunstâncias, vivendo dentro ou fora de casa e alimentando-se também de sangue de animais.

“O mosquito é o vector da Malária e o agente transmissor é o parasita ou plasmodio. Em Angola temos 4 espécies de parasita, e destas existe o plasmódio palciparo, que é o que dá a malária grave e complicada, como a cerebral e as anemias”, explicou.

Com essas características, o país se divide em 3 zonas, existindo as que têm condições atmosféricas para transmissão do plasmódio, àquelas que devido às condições climáticas e ecológicas a transmissão é bem mais reduzida, mas também com alguma intensidade, e as províncias do sul, as consideradas de risco de epidemia.

A exemplo da primeira zona, disse ter havido épocas em que na província de Cabinda se podia encontrar 70 ou 80 crianças portadoras do parasita, felizmente não é a situação actual.

Angola está na fase de controlo e pretende até 2015 chegar a fase de eliminação, prevendo assim a erradicação até 2030.

Filomeno Fortes revelou igualmente os avanços e objectivos da luta contra a malária, considerando haver melhorias nos esforços do governo, com o aumento de financiamentos dos parceiros.

O Ministério da Saúde tem como objectivo, até 2012, reduzir em 60 porcento o impacto da malária no país, a cobertura de 80 porcento dos menores de 5 anos e mulheres grávidas com malária, entre outras acções.

O tratamento preventivo na grávida, o teste rápido, o uso da rede de mosquiteiros, bem como o controlo integrado do vector são outros dos objectivos do Ministério da Saúde.

Em 2008, o país registou 3.428.547 casos.

o apostolado

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ANGOLA É FONTE E DESTINO DO TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Angola está a servir como destino e fonte do tráfico de seres humanos, segundo o relatório 2010 do Departamento de Estado norte-americano.

O país lusófono figura no nível 2, dos estados incumpridores de padrões mínimos, mas empenhados no combate ao fenómeno.

O documento cita o caso de imigrantes congoleses sujeitos a trabalhos forçados e a prostituição nas zonas diamantíferas e de crianças utilizadas para traficar bens na fronteira com a Namíbia.

Refere que, apesar dos esforços das autoridades, sobretudo, antes do recente Campeonato africano de Futebol, nenhum traficante foi condenado e o apoio às vítimas é escasso.

O tráfico de mulheres e crianças para o exterior tem como destino os países vizinhos e europeus, primordialmente Portugal.

Entre os países lusófonos, Moçambique e Guiné-Bissau surgem como os casos mais complicados e colocados sob vigilância.

Moçambique aparece, sobretudo, como fonte de tráfico e os trabalhos forçados de crianças são “comuns” em zonas rurais, muitas vezes com a cumplicidade dos familiares.

A África do sul é o destino para muitas mulheres e raparigas aliciadas com promessas de empregos e instrução que acabam na prostituição ou como empregadas domésticas.

A Guiné-Bissau é fonte para o trafico de crianças, nomeadamente as “talibé”, sujeitas a trabalhos forçados, mendicidade e até a prostituição, principalmente no Senegal, Mali e Guiné-Conacry.

O apostolado

Lunda Norte alberga Gala para disputa do troféu mundial

Dundo - A cidade do Dundo será palco de uma gala internacional de boxe profissional para a disputa do troféu mundial, entre um espanhol e outro romeno, no dia 17 do próximo mês, inserido no programa dos 32º aniversário da província da Lunda Norte, a assinalar-se a 4 de Julho.

O facto foi anunciado à Angop hoje (segunda-feira), nesta cidade, pelo secretário-geral da Federação Angolana de Boxe, Luís Gregório, após ter sido recebido pelo governador em exercício provincial, Moisés Chingongo, audiência testemunhada pelo responsável da promotora "Almeida Boxing Promotion", Luís Almeida.

Adiantou que a prova contará ainda com a participação de atletas nacionais e locais, nas categorias profissionais e amadoras.

O dirigente federativo, Luís Gregório, explicou que o encontro com o governante serviu, fundamentalmente, para abordar acções relacionadas com a apresentação do projecto a ocorrer no próximo mês pelo Governo.

Para hoje, de acordo com o programa de visita, a delegação vai visitar infra-estruturas desportivas, sobretudo, estádio do futebol do clube Sagrada Esperança e campos de ténis (todos no Dundo).

Adiantou que além de festejar a data, a gala, primeira do género na região, visa, essencialmente, contribuir na massificação da modalidade no seio dos jovens locais. O programa inclui a disputa do troféu na especialidade de Quik-Boxing, entre os pugilistas nacionais.

Luís Gregório disse-se "convicto de que, caso se efective, a gala irá proporcionar um bom espectáculo", daí que estão a prepará-la "convenientemente".

Acrescentou que a Lunda Norte tem sido privilegiada para albergar eventos do género, devido a experiência das entidades locais para a organização de combates, além das condições necessárias, fundamentalmente, dois rings de categoria internacional, entre outros aspectos.

Apelou a outros governos a seguirem este exemplo.

Fonte: Angop

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Transferencia do Jota Filipe Malakito Para o Dundo

Sobre o responsável pesa a acusação de crime contra a segurança do Estado.

A Comissão do Manifesto da Lunda Tchokwe, uma associação de nativos e descendentes da região Lunda mostra-se preocupada com informações postas a circular que dão conta da possível transferência de Jota Filipe Malakito para o Dundo onde aguardará julgamento. A data de partida não é conhecida ainda.

Sobre o responsável pesa a acusação de crime contra a segurança do Estado e a concretizar-se esta operação de transferência, o responsável vai juntar-se a 37 outros companheiros de causa detidos naquela província rica em diamantes.

No comunicado que fez sair a organização que reivindica maior autonomia administrativa e financeira cita o governador local como principal mentor da acção. Acusa igualmente de estar a desvirtuar o propósito reivindicativo deste movimento através de insinuações públicas que visam segundo diz, perpetuar o medo no seio das populações e impedi-la de livremente se exprimir. De acordo com as fontes que vimos citando, o governo transmite para o público a ideia de associação do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe, a um exército que quer levar a cabo a luta armada para conseguir a independência das Lundas.

Os lundas reclamam ainda a forma como têm sido tratados os companheiros actualmente nas cadeias, sobretudo os fundamentos de acusação que nunca chegam a ficar provados em tribunal.

No princípio do mês passado foi condenado a 4 anos de cadeia pelo tribunal provincial da Lunda Norte Sérgio Augusto membro do manifesto.

No mesmo comunicado que denuncia o que denomina de julgamentos injustos a organização teme que igual sorte venham a ter os restantes membros.

Há três anos proclamou-se esta Associação que reivindica maior autonomia financeira e Administrativa da região que abrange as Lundas e se prolonga às terras do Kuando-Kubango.

De algum modo empurrados pelo sentimento de revolta que tem causado o desenvolvimento desigual das regiões em Angola, os fundamentos jurídicos e sociológicos da reivindicação assentam em Acordos anteriormente firmados com as autoridades coloniais que atribuíram Estatuto de Protectorado a região pouco antes da Conferência de Berlim de 1885.

Inicialmente após correspondência trocada com os proponentes, os órgãos do Estado parecem pouco receptivos a ideia da autonomia que colheu simpatias segundo se faz crer nas Lundas.

Apesar de previamente acordado o Governador Mwangala que é referido no comunicado não se mostrou disponível para responder as nossas questões.

Funte: angola24horas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Angola Provincias Municipios e Governadores

Bengo Caxito • Ambriz • Bula Atumba • Dande • Dembos • Ícolo e Bengo • Nambuangongo • Pango Aluquém • Quiçama = João Bernardo de Miranada

Benguela Benguela • Baía Farta • Balombo • Bocoio • Caimbambo • Chongorói • Cubal • Ganda • Lobito = Armando da Cruz Neto

Bié Kuito • Andulo • Camacupa • Catabola • Chinguar • Chitembo • Cuemba • Cunhinga • Nharea = <em>Cândida Celeste da Silva


Cabinda Cabinda • Belize • Buco-Zau • Cacongo = Mawete João Baptista

Cuando-Cubango Menongue • Calai • Cuangar • Cuchi • Cuito Cuanavale • Dirico • Mavinga • Nancova • Rivungo = Eusébio Teixeira de Brito

Kwanza-Norte N'dalatando • Ambaca • Banga • Bolongongo • Cambambe • Cazengo • Golungo Alto • Gonguembo • Lucala • Quiculungo • Samba Caju = Henrique André Junior

Kwanza-Sul Sumbe • Amboim • Cassongue • Cela • Conda • Ebo • Mussende • Porto Amboim • Quibala • Quilenda • Seles = Serafim do Prado

Cunene Ondjiva • Cahama • Cuanhama • Curoca • Cuvelai • Namacunde • Ombadja = António Didalelwa 


Huambo Huambo • Bailundo • Catchiungo • Caála • Ekunha • Londuimbale • Longonjo • Mungo • Tchicala-Tcholoanga • Tchindjenje • Ucuma = Albino Malungo

Huíla Lubango • Caconda • Caluquembe • Chiange • Chibia • Chicomba • Chipindo • Cuvango • Humpata • Jamba • Matala • Quilengues • Quipungo = Isaac Francisco Maria dos Anjos

Luanda Luanda • Cacuaco • Cazenga • Ingombota • Kilamba Kiaxi • Maianga • Rangel • Samba • Sambizanga • Viana = Francisca Espirito Santo


Lunda-Norte Dundo • Cambulo • Capenda-Camulemba • Caungula • Chitato • Cuango • Cuílo • Lubalo • Xá-Muteba = Ernesto Muangala


Lunda-Sul Saurimo • Cacolo • Dala • Muconda = Cândida Maria Guilherme Narciso

Malanje Malanje • Cacuso • Calandula • Cambundi-Catembo • Cangandala • Caombo • Cuaba Nzogo • Cunda-Dia-Baze • Luquembo • Marimba • Massango • Mucari • Quela • Quirima = Boaventura Cardoso

Moxico Luena • Alto Zambeze • Bundas • Camanongue • Léua • Luau • Luacano • Luchazes • Lumeje • Moxico = João Ernesto dos Santos "Liberdade"
Namibe Namibe • Bibala • Camucuio • Tômbua • Virei = Boavida Neto
Uíge Uíge • Alto Cauale • Ambuíla • Bembe • Buengas • Damba • Macocola • Mucaba • Negage • Puri • Quimbele • Quitexe • Sanza Pombo • Songo • Zombo = Paulo Bombolo

Zaire M'Banza Kongo • Cuimba • Noqui • N'Zeto • Soyo • Tomboco = Pedro Sebastião

Lunda Norte/Bairro Samacaca

Dinastia Samacaca

A dinastia dos Samacaca data de 1928, tendo como figura mais relevante o mais velho Txiwessela Samacaca. Nessa altura, o bairro estava localizado na zona do Camatundo, na circunscrição do Ritenda.
A população é proveniente da Mussumba do Mwatyanvua, fazendo parte do processo de emigração como resultado da desagregação do império Lunda-Tchokwe, no final do século XIX, tendo Samacaca ocupado as terras que actualmente habita.
Em 1968, com a reorganização dos bairros pelo poder colonial, o soba Samacaca foi transferido da zona de Camatundo para o actual local. Partilha o poder tradicional com 16 sobetas, da sua linhagem e está enquadrado na regedoria de Satchindongo.
Até aos dias de hoje já foram investidos mais três sobas, Muatxissengue Samacaca, em 1968, José Miranda Samacaca, em 1983, e actualmente Francisco Mutxingue Samacaca, investido em 2004.
O soba Francisco Mutxingue Samacaca revela que o segredo da liderança no seu bairro passa pela honestidade, seriedade e responsabilidade na solução dos diferentes problemas que é chamado a mediar na sua comunidade.
“Sempre que há um problema, eu ajudo a encontrar uma solução, mas não o faço sozinho, chamo os outros mais velhos do bairro, que têm sido muito prestativos. Acabamos por resolver os problemas sem magoar ninguém, sem sangue, nem ofensas”, disse.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pessoas Encontradas Mortas e Sem o Caração (no Mexico)

A polícia da cidade mexicana de Cancún encontrou, no domingo, os corpos de três homens, duas mulheres e um jovem sem os corações.
A Procuradoria-geral de Justiça de Quintana Roo informou, em comunicado, que os cadáveres foram encontrados num prédio do bairro El Roble, situado na periferia de Cancún, o principal destino turístico do México.
As autoridades foram alertadas por uma vizinha que encontrou um colchão manchado com sangue nas proximidades de um poço de água. Os primeiros agentes da polícia que chegaram ao local descobriram dois corpos debaixo do colchão, e pediram apoio à Cruz Vermelha e aos bombeiros para o resgate dos demais, que estavam no interior do poço. Após várias horas de trabalho, a polícia disse que foram recuperados seis corpos, todos com uma ferida no lado esquerdo do tórax, por onde foi retirado o coração das vítimas. O Serviço Médico Legista confirmou que a lesão apresentada pelos corpos foi realizada depois de as pessoas terem morrido. A Procuradoria de Quintana Roo não revelou a causa da morte das pessoas.
Por enquanto, as autoridades desconhecem a identidade das vítimas e o motivo do crime, embora acreditem que o homicídio possa ter sido cometido como parte de algum ritual.


Fonte: Jornal de Angola

Novo Dono Para Semanários Angolanos Mais Lidos

semanários angolanos mais lidos foram comprados por um empresarial privado, segundo o Jornal de Angola.

Um negócio de mais de 6 milhões de dólares norte-americanos, pelos títulos do “Semanário Angolense”, “A Capital” e o “Novo Jornal”.

O Semanário “Angolense” foi negociado por 1,5 milhões de dólares e o “Novo Jornal” terá ficado um pouco mais acima deste montante, segundo a fonte.

Para o “A Capital”, os valores da comercialização terão ficado muito próximos dos do “Semanário Angolense”.

Os quadros do semanário “ Angolense” vão continuar em funções, numa primeira fase, excepto o director, Graça Campos, que vai ser substituído pelo jornalista Severino Carlos, segundo os termos do acordo.

No seu blog, o jornalista Reginaldo Silva admitia, que o “Semanário Angolense” e “A Capital” podem, já na próxima semana, sair para a rua com novas direcções editoriais.

Refere que esta nova etapa “está a ser imposta ao mercado dos jornais e das revistas pela entrada em cena, com alguma força, do capital privado”.

Fonte:
apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=4091

terça-feira, 8 de junho de 2010

Angola

27 anos de guerra civil, 1,5 milhões de mortos e 4 milhões de desalojados após a independência de Portugal em 1975, Angola dispõe desde 2002 da paz necessária para se desenvolver e explorar os imensos recursos naturais de que dispõe.

Tendo obtido a independência da potência colonizadora, Portugal, em 1975, os três principais partidos angolanos - Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) envolveram-se numa guerra civil que só veio a terminar com a morte do líder da UNITA, Jonas Savimbi.

Angola foi igualmente palco de um dos mais sangrentos episódios da guerra fria, com os Estados Unidos a apoiarem a UNITA e a invasão de Angola pelo exército da África do Sul e a extinta União Soviética a apoiar o MPLA e o envio de tropas cubanas para aquele país africano.

Tendo recebido o apoio inicial de militares portugueses para se instalar em Luanda, capital colonial, o MPLA apresentou-se como o governo legítimo de Angola e tomou o poder. Além disso, o exército sul-africano e a UNITA não conseguiram opôr-se com êxito aos cubanos e aos soldados do MPLA.

Com uma área de 1.246.700 quilómetros quadrados, a esmagadora maioria dos pouco mais de 11 milhões de angolanos vive da agricultura de subsistência com a maior parte dos produtos alimentares a ter de ser importada.

A esperança média de vida dos angolanos é de apenas 36,5 anos e a taxa de mortalidade infantil é de 190 mortos por cada mil nascimentos.

A produção de petróleo contribui em cerca de metade para o Produto Interno Bruto e em mais de metade para as exportações. De referir que Angola possui reservas confirmadas de 23 mil milhões de barris de petróleo e 80 mil milhões de metros cúbicos de gás.

Além do petróleo, Angola exporta derivados do petróleo, diamantes, alguns produtos agrícolas, tais como café, madeira e algodão e pescado.

Curiosamente, os seus principais mercados para a exportação são, depois dos Estados Unidos, a China Continental e Taiwan, com 30 e 8 por cento, respectivamente, do total.

Angola dispõe de uma força laboral de 5,1 milhões de pessoas. Mais de metade está no desemprego e embora o sector primário absorva 85 por cento com os restantes 15 por cento a estarem na indústria e serviços, a agricultura mais não representa do que 8 por cento para o produto interno bruto. A indústria é a base de sustentação do PIB angolano ao representar mais de 67 por cento.

http://www.angola-portal.ao/portaldogoverno/

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como Controlar o Dinheiro

• Dinheiro e boa moral — Poderá ter os dois?
“Muitas vezes noto que estou querendo comprar algo só porque está em promoção. Algo de que na verdade não preciso e que provavelmente nem posso comprar.” — Anna,* Brasil.
“Às vezes meus amigos me convidam para sair e fazer coisas que envolvem gastar muito dinheiro. Eu quero estar com eles e me divertir. Ninguém gosta de dizer: ‘Não posso ir porque não tenho dinheiro.’” — Joan, Austrália.
VOCÊ acha que nunca tem dinheiro suficiente para gastar? Se ao menos a sua mesada fosse um pouco maior, poderia comprar aquele jogo que você tanto quer. Se tivesse um salário melhor, você poderia comprar aqueles sapatos de que “precisa”. No entanto, em vez de se preocupar com o dinheiro que não tem, por que não aprende a controlar o dinheiro que recebe?
Se você for um jovem que mora com os pais, talvez pense em esperar até sair de casa para aprender a administrar seu dinheiro. Mas isso seria igual a pular de um avião sem antes ter aprendido a usar um pára-quedas. É verdade que uma pessoa talvez descobrisse como usá-lo enquanto cai rapidamente para a terra. Mas teria sido muito melhor se, antes de pular, tivesse aprendido os princípios básicos de seu funcionamento.
Da mesma forma, a melhor época para aprender a administrar dinheiro é antes de se confrontar com as duras realidades financeiras da vida. “O dinheiro é para proteção”, escreveu o Rei Salomão. (Eclesiastes 7:12) Mas só será assim se você aprender a controlar seus gastos. Isso fará com que se sinta mais confiante, e aumentará o respeito que seus pais têm por você.
Aprenda o básico
Já perguntou a seus pais o que está envolvido em manter uma casa? Por exemplo, você tem idéia de quanto custa luz, telefone e água por mês? E que dizer de manter um carro, comprar comida e pagar o aluguel ou o financiamento do imóvel? Talvez ache que esses assuntos são chatos. Mas lembre-se de que você ajuda a gerar essas despesas. Além disso, se um dia sair da casa de seus pais, você é que terá de pagar essas coisas. Por isso, seria bom ter uma idéia acerca delas. Peça a seus pais para ver algumas dessas contas e ouça com atenção à medida que eles explicam como fazem um orçamento para pagá-las.

Por que não pedir a seus pais que lhe mostrem como se faz um orçamento?
“O sábio escutará e absorverá mais instrução, e homem de entendimento é aquele que adquire orientação perita”, diz um provérbio bíblico. (Provérbios 1:5) Anna, citada antes, diz: “Meu pai me ensinou a fazer um orçamento, e ele me mostrou a importância de ser organizado ao administrar o dinheiro da família.” Também, sua mãe ensinou-lhe outras lições práticas. “Ela me mostrou o valor de comparar preços antes de comprar”, diz Anna, e acrescenta: “Minha mãe fazia milagres com pouco dinheiro.” Como Anna se beneficiou disso? “Agora sou capaz de administrar meu próprio dinheiro. Controlo cuidadosamente o que gasto e assim não tenho dívidas desnecessárias, o que me faz sentir livre e tranqüila.”
Reconheça os desafios
É verdade que controlar o que se gasta é mais fácil na teoria do que na prática, ainda mais se você receber mesada ou salário e morar com seus pais. Por quê? Porque provavelmente seus pais pagam a maioria das contas, de modo que você fica com a maior parte de seu dinheiro para gastar como bem entender. E isso pode ser divertido. “Para mim é fácil gastar dinheiro, e é algo que eu gosto muito de fazer”, admite Paresh, um jovem na Índia. Sarah, da Austrália, concorda, dizendo: “Comprar coisas me faz vibrar.”
Além disso, seus amigos talvez o pressionem a fazer isso ultrapassando limites razoáveis. Ellena, de 21 anos, diz: “Fazer compras tornou-se uma das principais fontes de entretenimento para minhas amigas. Quando saímos juntas, parece existir uma regra implícita: para se divertir você tem de gastar dinheiro.”
É natural querer ser aceito pelos amigos. Mas pense: ‘Quando saio com meus amigos, gasto dinheiro porque posso ou porque me sinto obrigado a fazer isso?’ Muitos fazem assim para tentar aumentar sua popularidade. Essa tendência pode levar a sérios problemas financeiros, ainda mais se você tiver cartão de crédito. Suze Orman, consultora financeira, alerta: “Se você sente a necessidade de impressionar outros pelo que tem em vez de pelo que é, corre o sério risco de usar mal o cartão de crédito.”

TER MAIS DINHEIRO É A SOLUÇÃO?
Será que simplesmente ter mais dinheiro seria a solução para seu problema com o controle de seus gastos? “Todos nós achamos que um salário maior seria a solução para as nossas preocupações financeiras, mas normalmente não é isso o que acontece”, diz Suze Orman, consultora financeira.
Para ilustrar: Se estivesse dirigindo um carro, mas não conseguisse controlá-lo, ou se tivesse o hábito de manobrá-lo de olhos fechados, será que colocar mais combustível faria você sentir-se mais seguro? Será que assim chegaria ao seu destino são e salvo? Da mesma forma, se não aprender a controlar o que gasta, ganhar mais dinheiro não vai melhorar sua situação.
Em vez de estourar o limite de seu cartão de crédito ou de gastar seu salário de uma só vez, por que não faz como Ellena? Ela diz: “Quando saio com amigos, penso antes no que vou gastar e estipulo um limite. Meu salário vai diretamente para o banco, e só retiro a quantia necessária para a ocasião. Também acho melhor fazer compras com amigos que sabem usar bem seu dinheiro e que me incentivarão a comparar preços em vez de comprar a primeira coisa que vejo.” — Provérbios 13:20.
Lições que se aprendem do não
Mesmo que não tenha mesada ou salário você pode aprender boas lições sobre o uso de dinheiro enquanto mora com seus pais. Por exemplo, quando lhes pede dinheiro ou que lhe comprem algo, pode ser que digam não. Por quê? Uma razão talvez seja que os seus desejos custem mais do que o orçamento da família permite gastar. Por dizer não ao seu pedido — embora talvez preferissem dizer sim — seus pais estão lhe dando um excelente exemplo de autodomínio. E o autodomínio é essencial para a boa administração do dinheiro.
Supondo que seus pais tenham condições de atender ao seu pedido, ainda assim, talvez digam não. Você pode achar que estão sendo mesquinhos. Mas pense no seguinte: eles talvez queiram lhe ensinar a importante lição de que a felicidade não depende de ter tudo o que se quer. Sobre esse assunto, a Bíblia diz: “O mero amante da prata não se fartará de prata, nem o amante da opulência, da renda.” — Eclesiastes 5:10.
A veracidade dessas palavras fica evidente em muitos casos de jovens cujos pais dão tudo o que eles querem. Esses jovens logo descobrem que nunca estão realmente satisfeitos. Não importa quantas coisas acumulem, eles sempre acham que é preciso comprar algo mais. Com o tempo, jovens que estão habituados a ter tudo o que querem poderão tornar-se adultos pouco apreciativos. “Se alguém está mimando o seu servo [ou filho] desde a infância, este se tornará posteriormente na vida até mesmo um ingrato”, avisou Salomão. — Provérbios 29:21.
Dinheiro é tempo
Algumas culturas têm o ditado: Tempo é dinheiro. Isso enfatiza que as pessoas precisam gastar tempo para ganhar dinheiro, e que desperdiçar tempo é desperdiçar dinheiro. O contrário desse ditado também é verdade — dinheiro é tempo. Se você desperdiça dinheiro, na realidade está desperdiçando o tempo que gastou para ganhá-lo. Aprenda a controlar o que gasta e aprenderá a controlar seu tempo. Como assim?
ASSUMA O CONTROLE
Quanto gastou no último mês? Gastou em quê? Não sabe? Veja como controlar seus gastos antes que seus gastos controlem você.
 Mantenha um registro. Durante pelo menos um mês, registre as quantias de dinheiro que receber e a data em que recebeu. Descreva cada item que comprar e quanto custou. No fim do mês, some a quantia recebida e a quantia gasta.
 Elabore um orçamento. Numa folha em branco, faça três colunas. Na primeira, aliste todo o dinheiro que espera receber no mês. Na segunda, aliste como planeja gastar seu dinheiro; use as informações em seu registro como guia. Ao longo do mês, escreva na terceira coluna a quantia que realmente gastou em cada despesa planejada. Escreva também todos os gastos não programados.


Não se esqueça: se desperdiçar dinheiro, você também estará desperdiçando o tempo que levou para ganhar esse dinheiro

Pense no que Ellena comentou: “Quando eu controlo o que gasto, controlo o quanto tenho de ganhar. Por fazer um orçamento prático e então aderir a ele, não preciso trabalhar horas extras para pagar grandes dívidas. Assim, controlo melhor meu tempo e minha vida.” Você também não gostaria de controlar sua vida assim?
________________________________________
* Os nomes foram mudados.

PARA VOCÊ PENSAR
 Acha difícil controlar seus gastos? Por quê?
 Por que você deve evitar o amor ao dinheiro? — 1 Timóteo 6:9, 10.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Duas Noticias Sobre Reabilitação da Barragem do Luachimo

É Mesmo Triste ver noticias deste tipo, a 1ª todos Ficaram contente e 2ª?:


1ª BARRAGEM DO LUACHIMO ESPERA AUMENTAR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Dundo, 15.Maio - A reabilitação da barragem hidroeléctrica do Luachimo, no município do Chitato, província da Lunda Norte, irá permitir o aumento da capacidade de produção de energia de oito para 24 mega watts, após a conclusão dos trabalhos.
Em declarações à Angop, o director técnico da empresa “Alrosa”, Alexander Guertchikov, disse que a reabilitação da barragem hidroeléctrica compreende a construção de nova estrutura de betão e a substituição de antigos equipamentos por outros modernos.
De acordo com o responsável, estudos de viabilidade para recuperação da estrutura, apontam que a primeira etapa de reabilitação terá duração de um ano e a segunda dois.
A respeito, adiantou que nos próximos dias, a empresa “Alrosa” e o governo provincial da Lunda Norte irão celebrar o contracto para execução do início da empreitada.
A empresa russa de construção de barragens “Alrosa” foi a responsável pela construção da central hidroeléctrica do Chicapa na província da Lunda Sul.
A barragem hidroeléctrica do Luachimo entrou em funcionamento em 1953, com quatro turbinas durante os cinquenta e cinco anos da sua existência e não mereceu qualquer reabilitação.
Actualmente encontram-se a funcionar três turbinas, este facto fez com que paralisa-se o fornecimento de energia aos municípios do Cambulo e Lucapa, beneficiando somente o Chitato.

Notícia AngolaPress




22-04-2010 3:09
Lunda Norte

2ª FALTA DE REABILITAÇÃO DE BARRAGEM CONDICIONA ABASTECIMENTO DE ENERGIA

Dundo - O governador em exercício na Lunda Norte, Moisés Chingongo, disse quarta-feira, no Dundo, que a falta de reabilitação da barragem hidroeléctrica do Luachimo tem estado a condicionar o fornecimento da energia eléctrica à população na região.

Falando durante uma visita à central hidroeléctrica do Luachimo, o responsável referiu que a infra-estrutura existe a cerca de 50 anos, nunca foi reestruturada e só funciona com duas turbinas de dois mega watts cada, das quatro instaladas inicialmente para o fornecimento de energia à cidade do Dundo, que tem uma população de cem mil habitantes.

Considerou que o crescimento demográfico de trezentos mil habitantes registado no Dundo nos últimos anos "exige" que se faça, urgentemente, uma intervenção na central hidroeléctrica, por forma a pôr em funcionamento as restantes duas turbinas e garantir o aumento e melhoramento da qualidade de energia nesta localidade.

Não tendo a real capacidade, a central hidroeléctrica do Luachimo é auxiliada por um grupo gerador de dois megas watts.

Notícia AngolaPress

O ALCOLISMO

Alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.
Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e a predisposição genética.
O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente.
Terminologia
Muitos termos são aplicados para se referir uma uma pessoa alcoólica e ao alcoolismo. Existe muita controvérsia a esse respeito, entretanto é consenso que:
'Alcoolismo' é uma doença.
O alcoólico pode Apresentar Prejuízos relacionados com o uso de álcool em todas as áreas da vida (Prejuízos físicos, mentais, morais, profissionais, sociais, entre outros).
O alcoólico perde a Capacidade de Controlar uma quantidade de bebida que ingere, uma vez que vence uma ingestão (Dependência Química). [Http: / / www.jfservice.com.br/viver/arquivo/dicas/2002/09/30-Vania /] Use'refere-se ao simples uso de uma substância. Uma pessoa que bebe qualquer bebida alcoólica está usando álcool.
Desvio', problema usar, euso tem pesadonão como definições padrão, mas sugerem que o consumo de álcool além do ponto onde causa física, social, moral ou dano ao bebedor. Os danos sociais e morais são altamente subjetivo e, portanto, diferem de indivíduo para indivíduo.
A expressãoabusotem uma Variedade de significados possíveis. Dentro da psiquiatria, o DSM-IV tem uma definição específica, Envolvendo um conjunto de circunstâncias da vida que acontecem por causa do uso da Substância. Na política, o abuso é freqüentemente usado para se referir ao uso ilegal de qualquer substância. Dentro do vasto campo da medicina, o abuso, por vezes, refere-se ao uso de medicamentos prescritos em excesso da dose prescrita ou A utilização de um medicamento de prescrição médica sem receita. Dentro da religião, o abuso pode se referir um qualquer uso de uma Substância mal Considerada. O termo é muitas vezes Evitado, pois pode causar confusão Devido ao Público que não necessariamente compartilham uma única definição.
Dependência'também tem várias definições, mas não é tão comumente usada comoabusofora da profissão médica. Medicina Física considera uma dependência uma adaptação física do corpo para uma presença persistente de álcool. Psychological Medicine considera uma dependência de ser uma dependência mental mentais de uma pessoa em cima de algo para Manter seu status quo. Estes dois são ocasionalmente diferenciadas como uma dependência física e psicológica. No campo da psiquiatria, dependência do álcool'é o termo que se Refere ao alcoolismo. Como resultado, o diagnóstico de dependência de álcool'não Necessariamente indica uma presença de dependência física.
A definição precisa devícioé debatido, mas em geral se Refere uma qualquer condição que faz com que uma pessoa continuar uma Demonstrar comportamentos nocivos para essa pessoa. Para o alcoolismo, que o comportamento é o consumo de bebidas alcoólicas. Algumas Condições que contribuem para o alcoolismo Incluem uma dependência física, condicionamento Neuroquímica, ea percepção de uma pessoa que os Benefícios do Álcool-los psicologicamente ou socialmente.
Remissão'é muitas vezes usado para se referir a, um estado onde um título não é mais que apresentam sintomas de alcoolismo. A Associação Psiquiátrica Americana considera um Remissão uma uma condição em que os sintomas físicos e mentais do alcoolismo não estão mais evidentes, Independentemente de haver ou não uma pessoa ainda é potável. Eels subdividir em Aqueles Remissão precoce em'ousustentadoeparcialoufaixa. Outros (principalmente Alcoólicos Anônimos) termorecuperaçãopara o usam descrever Aqueles que cessaram completamente o consumo de álcool. -
Efeitos fisiológicos do alcoolismo
O consumo excessivo de álcool leva a uma degradação do etanol em etanal pelo fígado, fato que consome NAD+ formando NADH. Na segunda reação para a formação de acetato também há consumo de NAD+ e formação de NADH, dessa forma o ciclo de Krebs (dependente de NAD+) é diminuído pela falta de NAD+, aumentando portanto o metabolismo anaeróbico das células, o que irá produzir mais ácido lático no organismo. Esse excesso de ácido lático no organismo compete com a excreção de urato contribuindo para o aumento de ácido úrico no sangue, o qual irá precitar em articulações gerando uma doença conhecida como gota.
Etanol no sangue
Etanol no sangue
Etanol no sangue (gramas/litro)
Estados
Sintomas
0,1 a 0,5
Sobriedade
Nenhuma influência aparente
0,3 a 1,2
Euforia
Perda de eficiência, diminuição da atenção, julgamento e controle
0,9 a 2,5
Excitação
Instabilidade das emoções, descoordenação muscular. Menor inibição. Perda do julgamento crítico
1,8 a 3,0
Confusão
Vertigens, desequilíbrio, dificuldade na fala e distúrbios da sensação.
3,7 a 4,0
Estupor
Apatia e inércia geral. Vômitos, incontinência urinária e fezes.
3,5 a 5,0
Coma
Inconsciência, anestesia. Morte
Acima de 4,5
Morte
Parada respiratória
Observações: Em média 45 gramas de etanol (120 ml de aguardente), com estômago vazio, fazem o sangue ter concentração de 0,6 a 1,0 grama por litro; após refeição a concentração é de 0,3 a 0,5 grama por litro. Um conteúdo igual de etanol, sob a forma de cerveja (1,2 litros), resulta 0,4 a 0,5 gramas de etanol por litro de sangue, com estômago vazio e 0,2 a 0,3 gramas por litro, após uma refeição mista.
Estatísticas [1]
acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país;
a incidência de alcoolismo é maior entre os homens do que entre as mulheres;
a incidência é maior entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, declinando com a idade;
o álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas;
de acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) entre estudantes do 1º e 2º graus de dez capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. Dentre esses, 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade.
Tratamentos

Advertência: A Wikipedia não é um consultório médico.Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde. As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

Os tratamentos para o alcoolismo são bastante variados porque existem múltiplas perspectivas para essa condição. Aqueles que possuem um alcoolismo que se aproxima de uma condição médica ou doença são recomendados a se tratar de modo diferentes dos que se aproximam desta condição como uma escolha social.
A maioria dos tratamentos busca ajudar as pessoas a diminuir o consumo de álcool, seguido por um treinamento de vida ou suporte social de modo que ajude a pessoa a resistir ao retorno do uso de álcool. Como o alcoolismo envolve múltiplos fatores que incentivam a pessoa a continuar a beber, todos estes fatores devem ser suprimidos para que se previnam com sucesso os casos de recaídas. Um exemplo para este tipo de tratamento é a desintoxicação seguida por uma combinação de terapia de suporte, atendimento em grupos de auto-ajuda, etc. A maioria dos tratamentos geralmente preferem uma abstinência de tolerância zero; entretanto, alguns preferem uma abordagem de redução de consumo progessiva[2].
A efetividade dos tratamentos para o alcoolismo varia amplamente. Quando considerada a eficácia das opções de tratamento, deve-se considerar a taxa de sucesso daquelas pessoas que entraram no programa, não somente aqueles que o completaram. Como o término do programa é a qualificação para o sucesso, o sucesso entre as pessoas que completam um programa é geralmente perto de 100%. Também é importante se considerar não somente a taxa daqueles que atingiram os objetivos do tratamento, mas também a taxa daqueles que tiveram recaídas. Os resultados também devem ser comparados com a taxa aproximada de 5% de pessoas que abandonam os programas por conta própria[3].
A desintoxicação trata os efeitos físicos do uso prolongado do álcool, mas na verdade não trata o alcoolismo. Após a desintoxicação estiver completa, as recaídas são propensas de ocorrer se não houver um tratamento subseqüente. A desintoxicação pode ou não ser necessária dependendo da idade, estado de saúde e histórico de ingestão de álcool da pessoa. Por exemplo, um homem jovem que quando consome álcool o faz em quantidades excessivas em um curto período de tempo, e busca tratamento uma semana após seu último uso de álcool, pode não precisar de desintoxicação antes de iniciar o tratamento para o alcoolismo.
Terapia em grupo e psicoterapia
Após a desintoxicação, diversas formas de terapia em grupo ou psicoterapia podem ser usadas para lidar com os aspectos psicológicos subconscientes que são relacionados à doença do alcoolismo, assim como proporcionar a aquisição de habilidades de prevenção às recaídas.
O aconselhamento em grupo através de ajuda mútua é um dos meios mais comuns de ajudar os alcoólicos a manter a sobriedades. Muitas organizações já foram formadas para proporcionar esse serviço, como os Alcoólicos Anónimos.
Racionamento e moderação
Os programas de racionamento e moderação do uso do álcool não forçam uma abstinência completa. Apesar de a maioria dos alcoólicos serem incapazes de limitar o seu consumo através destes programas, alguns passam a beber moderadamente. Muitas pessoas se recuperam do alcoolismo. Um estudo realizado em 2002 nos Estados Unidos mostrou que 17,7% das pessoas que tinham sido diagnosticadas como dependentes do álcool a mais de um ano (anteriormente à pesquisa) retornaram ao consumo de baixo risco de álcool [4].
Medicamentos
Embora não sejam necessários para o tratamento do alcoolismo, diversas medicações podem ser prescritas como parte do tratamento. Algumas podem facilitar a transição para a sobriedade, enquanto outras podem causar dificuldades físicas quando do uso do álcool. Na maioria dos casos, o efeito desejado é fazer com que o alcoólatra se abstenha da bebida.
O dissulfiram previne a eliminação de acetaldeído, um composto químico que o corpo produz quando quebra o etanol. É o acetaldeído que causa os diversos sintomas da "ressaca" após o uso do álcool. O efeito geral do medicamento é um grande desconforto quando o álcool é ingerido: uma "ressaca" desconfortável extremamente rápida e de longa duração. Isso desencoraja o alcoolista a beber quantidades significativas de álcool enquanto ele está tomando o medicamento. O consumo excessivo de álcool associado com o dissulfiram pode causar doenças severas e até a morte.
A naltrexona é um antagonista competitivo para os receptores opióides, bloqueando efetivamente a habilidade do corpo em usar as endorfinas e opiáceos. Ele também parece agir na ação da neurotransmissão do glutamato. A naltrexona é usada em duas formas muito diferentes de tratamento. O primeiro tratamento usa a naltrexona para diminuir os desejos pelo álcool e encorajar a abstinência. O outro tratamento, chamado extinção farmacológica, combina a naltrexona com o hábito normal de ingestão de álcool de forma para reverter o condicionamento das endorfinas que causam o vício ao álcool. A naltrexona é apresentada em duas formas. A naltrexona oral é uma pílula que deve ser tomada diariamente para ser eficiente. Vivitrol é uma formulação que é injetada nas nádegas uma vez ao mês.
Oxibato de sódio é o sal de sódio do ácido gama-hidroxibutírico (GHB). Ele é usado para a abstinência aguda do álcool e para a desintoxicação a médio e longo prazo. Essa droga melhora a neutrotransmissão do GABA e diminui os níveis de glutamato.
Baclofeno tem mostrado em estudos em animais e em pequenos estudos em humanos que melhora a desintoxicação. Esta droga atua como um agonista do receptor GABA B e isto pode ser benéfico.
Extinção farmacológica
A extinção farmacológica é o uso de antagonistas opióides como a naltrexona combinados com o hábito normal de ingestão de álcool para eliminar o desejo intenso pelo álcool[5]. Essa técnica obteve sucesso na Finlândia[6], Pensilvânia[7], e Flórida[8], e é às vezes citada como o Método Sinclair.
Terapia nutricional
O tratamento preventivo das complicações do álcool incluem o uso a longo-prazo de multivitaminas além de vitaminas específicas como B12 e folato.
Apesar da terapia nutricional não ser um tratamento propriamente para o alcoolismo, ela trata as dificuldades que podem surgir anos após o uso intenso de álcool. Muitos dependentes de álcool tem a síndrome da resistência à insulina, um distúrbio metabólico no qual a dificuldade do corpo em processar açúcares causa um suprimento desequilibrado na corrente sanguínea. Apesar do distúrbio poder ser diminuído com uma dieta hipoglicêmica, ele pode afetar o comportamento e as emoções, efeitos colaterais que freqüentemente são observados entre os álcool-dependentes em tratamento. Os aspectos metabólicos desta dependência são freqüentemente negligenciados, gerando resultados ruins para os tratamentos[9].