Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Endiama arranca com novo projecto de exploração diamantífera na Lunda Norte


A empresa nacional de diamantes angolana, Endima, arranca hoje com um novo projecto de exploração diamantífera na Lunda Norte com um potencial de um milhão de quilates, anunciou o seu presidente, António Sambula.

O lançamento da primeira fase do projecto diamantífero do Luxinge, no município do Cambulo (Nzagi), vai ser assistido pelo ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David.

O presidente do Conselho de Administração da Endiama, António Sumbula, antes da partida para a Lunda Norte, explicou que este projecto compreende uma área pequena, quando comparada com as já existentes nas duas Lundas, Norte e Sul, próximo do milhão de quilates de potencial.

Este projecto tem, no entanto, um significado simbólico importante, tendo em conta que a indústria diamantífera angolana só agora começa a sair de uma profunda crise, iniciada em 2008 com a rutura económica e financeira mundial que levou as pedras a um preço que não sustentava a manutenção da exploração.

Durante a crise, as principais explorações, como a Lucapa, na Lunda Sul, foram encerrados e até o gigante russo Alrosa abandonou a actividade no país.

O projecto do Luxinge vai empregar cerca de 200 trabalhadores e, segundo António Sumbula, para já este abrange apenas a Lunda Norte, mas nos próximos quatro anos chegará a outras províncias.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=27638&catogory=Angola

BPC VAI PERDER MONOPÓLIO DE DOMICILIAÇÃO DE SALÁRIOS DA FUNÇÃO PÚBLICA

O BPC, banco de poupança e crédito, de capitais públicos, vai perder o monopólio de domiciliação de salários da função pública.

A razão está nas constantes falhas registadas no funcionamento do principal pagador dos servidores do Estado.

“Terminará o monopólio do BPC em fazer o pagamento a todos os funcionários públicos, passando o cidadão poder dispor dos serviços prestados pelos demais bancos” – disse o Presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional.

Diógenes de Oliveira, adiantou estar para breve a tomada desta medida. “ Os trabalhadores poderão, dentro de pouco tempo, poder também sedear as suas contas no banco que quiserem. São 20 bancos” – precisou.

A culpa da falha de sistema nos bancos é das empresas de prestação de serviço, segundo a defesa de Amílcar Silva, Presidente da Associação angolana dos bancos.

“A falta de sistema é um problema conjuntural que resulta em parte das dificuldades apresentadas pelas empresas que prestam assistência técnica às instituições bancárias e o crescente número de agências no país” - justificou.

www.apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=4220

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ADMINISTRADOR DO CUANGO ACUSA PROCURADOR MUNICIPAL DE PROTEGER TRAFICANTES DE ÓRGÃOS HUMANOS

Populares do Cuango na Lunda Norte estão a fugir de campos agrícolas depois do aumento de denúncias de casos de rapto e morte de pessoas para tráfico de órgãos na região.

Um dos casos mais mediáticos resultou na morte de uma cidadã cujos órgãos genitais foram extraídos para suposta venda.

Há 15 dias que se instalou um clima de medo e insegurança, devido ao assassinato da cidadã Alfacina Napassa, ocorrido a 7 do corrente mês.

Um militar das Forças Armadas Angolana é acusado de ter protagonizado esta acção criminosa. O homem já se encontra a contas com a justiça, mas apesar disso a população camponesa abandonou as zonas de cultivo.

O Administrador Municipal do Cuango teme que a atitude da população venha a ter consequências económicas.

“A população está a lamentar bastante com esta insegurança que o município está a viver. Neste preciso momento não há segurança. Eu como Administrador estou inseguro” – disse José Mufongueno à Rádio Ecclésia.

“Casos como estes tiram o mérito de ser um dirigente numa determinada área. Pedimos mais intervenções neste município para tratar os problemas desse género” – acrescentou.

“A população, todo o mundo têm medo de ir à lavra cultivar. Devido a essa situação, as senhoras estão de braços cruzados. Isto nos preocupa e vai introduzir uma grande fome nesta área e a população está totalmente triste” – afirmou ainda.

Por outro lado, José Mufongueno diz haver tráfico de influência a nível dos órgãos de investigação criminal na circunscrição.

O responsável acusa mesmo o Procurador Municipal de estar a proteger cidadãos envolvidos em actos criminosos, o que aumenta ainda mais o medo dos habitantes da localidade.

“Há uma protecção por parte do Procurador. Joy (acusado de ser o comprador de órgãos genitais femininos) é um dos familiares do procurador André Vungula. Este é que está a cobrir a situação, porque o caso está em aberto. O senhor tem dinheiro está a proteger-lhe porque é família dele” – frisou.

As acções criminosas já foram repudiadas pelas autoridades religiosas locais. O Bispo do Dundo, Dom José Imbamba apela a quem de direito a tomar conta da situação.

“Pedimos que as autoridades descubram e desmantelem, quanto antes, essa rede. Aqueles que a promovem, sobretudo, aqueles que compram esses órgãos serem apresentados publicamente para que sejam conhecidos” – disse o prelado católico.


http://www.apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=4221

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Casa que se Tornou Banco

ANTES:
DEPOIS:

Foi Inaugurado no dia 04 de Julho de 2009 (Dia da Provincia da Lunda Norte)

Reabilitação do Museu do Dundo

ANTES:



DEPOIS:


EX.INSTUTUTO POLITÉCNICO DO NORDESTE AGORA, ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

JP Sá Couto negoceia a construção de fábrica de computadores portáteis

A empresa portuguesa JP Sá Couto está em negociações com o estado angolano para a construção em Angola de uma fábrica de computadores portáteis magalhães, revelou hoje fonte oficial portuguesa.


Trata-se de um projecto para desenvolver em cinco anos, estimando-se que a fábrica tenha capacidade para produzir 200 mil computadores por ano.

A informação surge durante a visita que o primeiro-ministro português, Jose Sócrates, está a fazer a Luanda, onde chegou hoje, juntando-se ao Presidente da República, Cavaco Silva, que termina uma visita de Estado ao pais, para participarem sexta-feira na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

José Sócrates assistiu hoje na Filda à assinatura de um contrato e de um protocolo entre instituições e empresas de Angola e de Portugal.

O contrato foi entre Millennium BCP e o Banco Privado Atlântico (BPA) para assessoria e financiamento da primeira central de ciclo combinado do Soyo, um projecto de um consórcio constituído pela Sonangol, Grupo EDP e BPA, com um investimento previsto de 500 milhões de dólares.

O protocolo foi assinado entre a Filda, o ministério da Educação Angolano e a AIP e é para o arranque, em 2011, de uma feira denominada Educa, dedicada à área das escolas e educação.

José Sócrates visitou o stand dos petróleos na FILDA, onde esteve no pavilhão da Galp Energia e mais tarde visitará o pavilhão português, onde passa por todos os stands presentes.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Julgamento de três membros do Protectorado da Lunda foi adiado

O julgamento dos três membros da CMJSP Lunda Tchokwe, detidos desde o dia 12 Fevereiro passado no Nzagi Provincia da Lunda-Norte,com o processo n.º 157/2010 que teve início nos dias 8 e 11 de Junho, deveria ter o seu desfecho esta terça feira dia 13 de Julho, o que não aconteceu, porque não ouve audiência, o tribunal Provincial da Lunda-Norte, não justificou a razão do adiamento e nem foi marcada a data da próxima audiência.

Queremos lembrar que, das audições dos dias 8 e 11 de Junho, os declarantes não se fizeram presente na sala do tribunal, também não esteve presente o advogado de defesa Alberto Waka.

Neste julgamento, os três arguidos, nomeadamente José Muteba, Sebastião Lumani e José António Malembela, são acusados de terem cometido crime de Vandalismo, o que não é verdade, porquando haviam sido notificados para responderem a questões de rotina sobre o Manifesto do Protectorado da Lunda no Comando da Policia Nacional no Nzagi, onde imediatamente conheceram prisão sem crime.

Angola24horas.com

É TRISTE ESTE VICE-VERSA !

SUSPEITOS DO ASSASSINATO DE JOVEM ANGOLANO DETIDOS EM LONDRES

Em Londres, a polícia britânica deteve dois suspeitos de estarem implicados na morte do jovem angolano, Ailton Campos de Oliveira, no passado dia 6 deste mês.

O primeiro foi detido a 12 de Julho e o segundo na manhã do dia seguinte, esta terça-feira, 13.

Depois de interrogados foram libertados sob fiança até o próximo mês de Agosto, enquanto se aguarda por novas investigações.

A polícia local continua a fazer investigações e disponibilizou um número telefónico, instando o público a denunciar os suspeitos pela morte do jovem angolano.

De acordo ainda com imprensa local, que cita fontes policiais e testemunhas, Ailton Campos foi perseguido por um grupo de jovens, alguns dos quais em bicicletas por volta da 1 hora da manhã de domingo, 4 de Julho.

Depois de ter sido atacado e esfaqueado pelos integrantes do grupo, foi levado para um hospital local “The Royal London Hospital, onde acabou por falecer no dia 6 deste mês por múltiplos ferimentos e um golpe fatal que sofreu no peito.

Ailton Campos de Oliveira, frequentava a escola St. Bonaventura, em Forest Gate, zona leste de Londres.

“Ele era um rapaz simpático, muito querido pelos professores e estudantes”, disse o director da escola Paulo Doherty, citado pelo jornal “Newham Record 24”.

O falecido é filho de um oficial superior da Polícia Nacional, Oliveira Santos

OS ANGOLANANOS TEMABEM MATARAM ESTRANGEIRO

Dois supostos meliantes armados com armas de fogo disparam mortalmente, na noite de sexta-feira, contra um cidadão de nacionalidade portuguesa, no município de Viana, em Luanda.

Em declarações hoje à Angop, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, superintendente chefe Jorge Bengue, disse tratar-se de Roberto César de Pinheiro Gonçalves Brandão, de 29 anos de idade.

“O facto ocorreu às 20 horas e 30 minutos, na sede do município, quando a vítima, na companhia de uma amiga de nacionalidade angolana, foi surpreendido pelos assaltantes e alvejado com um tiro no tórax, tendo sido socorrido e morrendo no hospital local”, explicou.

De acordo com fontes, os assaltantes pretendiam apoderar-se da viatura da vítima, intenção não concretizada, metendo-se em fuga.

A Polícia de Investigação Criminal está a envidar todos os esforços no sentido de deter os marginais, prometendo esclarecer o crime o mais rápido possível.

Fonte: Angop(Club-K)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Angolanos pedem ajuda a Cavaco Cavaco suplica ajuda aos angolanos

Os principais partidos angolanos pretendem que o Presidente português, Cavaco Silva, na sua visita a Angola, faça jus ao título de “país amigo de Angola”, recuperando "tempo perdido", como pede o MPLA, ou ajudando a melhorar a sua democracia, como preconiza a UNITA.


Por Orlando Castro (*)

Se calhar até vão conseguir alguma coisa do presidente português. Desde logo porque, também em Portugal, Cavaco Silva tenta recuperar o “tempo perdido” com uma governação socialista que deixa os portugueses à beira de um ataque de... fome, tal como procura ajudar a melhorar uma democracia que só tem servido – tal como em Angola – para que poucos tenham cada vez mais milhões e milhões tenham cada vez menos.

O Presidente da República portuguesa chega no domingo a Angola, onde realizará até ao dia 24 uma visita de Estado, participando ainda na cimeira de chefes de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 23, que vai passar a presidência da organização para Luanda.

Em declarações à Agência Lusa, o secretário para a informação do MPLA, Rui Falcão, considerou “bastante interessante e importante” a visita do Chefe de Estado português, que deverá servir para o reforço das relações bilaterais, sobretudo nas áreas económica e social.

Tudo indica que, mais do que a área social, para Portugal o que importa é a economia. Desde logo porque Lisboa está com a corda na garganta e, por sinal, Angola tem nas mãos a catana capaz de cortar a corda. Éclaro que, se não for utilizada com mestria, pode também cortar o pescoço...

Segundo Rui Falcão, a presença de um grande número de empresas portuguesas em Angola revela o nível de cooperação económica entre os dois países, bem como os novos investimentos de Angola em Portugal.

O secretário para a informação do MPLA, partido no poder em Angola desde a independência em 1975, referiu que gostaria de ouvir de Cavaco Silva, que Portugal continua disponível para cooperar com Angola e “recuperar o tempo perdido nestes 35 anos de relações entre os dois países”.

E certamente Cavaco Silva, bem protegido por uma escolta de mais de 100 empresários, vai prometer recuperar todo esse tempo perdido, abrindo certamente e ainda mais as portas do seu país à Oferta Pública de Aquisição, parcial ou total, lançada pelos donos de Angola.

Por sua vez, o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, que também considerou importante a visita do Presidente português, no quadro do reforço da cooperação bilateral entre os dois estados, disse que Cavaco Silva vai encontrar um país que enfrenta “problemas sérios na área social e dos direitos humanos”.

“Há a questão de Cabinda, que está ainda por resolver, a corrupção e a falta de transparência na gestão da coisa pública”, apontou Alcides Sakala.

Problemas sociais num país em que 68% (68 em cada 100) dos angolanos são gerados com fome, nascem com fome e morrem pouco depois com fome; em que 45% das crianças angolanas sofrerem de má nutrição crónica, sendo que uma em cada quatro (25%) morre antes de atingir os cinco anos?

Problemas sociais num país que, depois de ter estado em 2008 na posição 158 no “ranking” que analisa a corrupção em 180 países, passou em 2009 para a 162?

Problemas sociais num país em que a dependência sócio-económica a favores, privilégios e bens (o cabritismo, como se diz em Angola) é o método utilizado pelo MPLA para amordaçar os angolanos?

Problemas sociais num país em que 80% do Produto Interno Bruto angolano é produzido por estrangeiros; em que mais de 90% da riqueza nacional privada é subtraída do erário público e está concentrada em menos de 0,5% de uma população; em que 70% das exportações angolanas de petróleo tem origem na sua colónia de Cabinda?

Problemas sociais num país em que o acesso à boa educação, aos condomínios, ao capital accionista dos bancos e das seguradoras, aos grandes negócios, às licitações dos blocos petrolíferos, está limitado a um grupo muito restrito de famílias ligadas ao regime no poder?

Para o porta-voz da UNITA, maior partido da oposição angolana, a vinda do Presidente português é também importante porque Portugal é um país com uma democracia avançada, facto que poderá ajudar Angola a aprofundar a sua.

Alcides Sakala manifestou ainda o desejo de o seu partido manter um encontro com o Presidente português para pedir o apoio de Portugal no melhoramento do ensino em Angola, “área em que ainda existe um grande défice”.

“Gostaríamos de ouvir uma mensagem do Presidente português, em que ele reafirmasse a necessidade do aprofundamento da democracia em Angola, partindo da experiência de Portugal, que de 1974 até hoje se tornou num Estado democrático pleno”, frisou.

Já a FNLA, partido histórico angolano, espera que no encontro entre Cavaco Silva e as autoridades angolanas, o dossiê da cooperação bilateral seja “profundamente analisado para determinar com maior exatidão áreas de cooperação que sejam frutuosas para ambos”.

“Quando se fala de cooperação entre Portugal e Angola o que mais se evidencia é a área da construção civil e a vinda de mão de obra, o que não ajuda muito para o desenvolvimento do país, portanto é preciso que sejam bem definidas as áreas para que essa cooperação seja mutuamente proveitosa”, disse à Lusa o presidente da FNLA, Ngola Kabangu.

(*) Serviço especial Alto Hama/Notícias Lusófonas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lunda Norte beneficia de equipamentos desportivos

Dundo - Um lote de meios desportivos, composto por bolas e vestes diversas deverá ser entregue, nos próximos dias, à Associação Provincial do Futebol da Lunda Norte, a fim de apoiar no desenvolvimento da modalidade na província.



O anúncio foi feito hoje (quarta-feira), nesta cidade do Dundo, pelo presidente da instituição, Francisco Manassas, enumerando que fazem parte dos equipamentos, entre outros incentivos, 30 pares de mudas para atletas e outros uniformes para árbitros, num gesto dum empresário que não preferiu não identificar.



“No momento oportuno vai-se conhecer a pessoa. Garantias há de que o material importado da África do Sul chegará a província num curto espaço de tempo”, sublinhou, frisando que recebeu garantias da chegada do mesmo a partir do início do segundo semestre.



Disse que o apoio irá contribuir na massificação do futebol no seio dos jovens locais para a presente temporada, uma vez o seu órgão não dispõem de tais meios neste momento.



Informou que o gesto será ainda benéfico, porque permitirá a realização de provas locais, com destaque para os campeonatos infanto-juvenis em masculinos e femininos, antecedido de uma acção formativa em arbitragem, para cobrir o programa de acções para este ano.



Reconheceu que a província falhou o campeonato provincial sénior do futebol e a taça de Angola (fase provincial).



Disse que os meios serão entregues a equipas inactivas por falta de apoio neste momento como os Yangas do Bairro Norte, o Desportivo do Dundo, os Jovens Unidos do Camatundo (município de Chitato) e o Sporting do Calonda (Lucapa), para a reactivação da actividade, começando nas camadas de formação. Apelou as outras equipas nesta condição a organizarem-se.



A Lunda Norte esteve representada no ano transacto pelo Sagrada Esperança (único representante da província na I divisão) e Casa Helu (actual campeão provincial), na taça de Angola.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/desporto/2010/5/26/Lunda-Norte-beneficia-equipamentos-desportivos,42254130-73c0-4c4f-93ce-2692e59427fc.html