Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

terça-feira, 22 de março de 2011

Chimbinda Ilunga

No final do século XVI, chefes Luba da dinastia Ilunga começaram uma campanha de exploração, descoberta e conquista, que foi destinada a criar a unificação cultural do que é hoje o sudeste da República Democrática do Congo, do norte e dentro de Angola e centro e centro-oeste da Zâmbia.A partir do leste das terras dos Lubas, os Ilungas expandiram o seu domínio no Katanga e Kasai no que são hoje as províncias do sul daRepública Democrática do Congo (ex-Zaire).Konde, um dos primeiros líderes da Lunda, teve dois filhos, Chinguli e Chiniama, e uma filha, Lueji. Quando os filhos insultaram o pai, Konde deserdou-os, afirmando que Lueji iria sucedê-lo. E quando ele morreu, os irmãos apresentaram Lueji à autoridade. Lueji dizia ser a neta de Chinawezi, uma serpente cósmica primordial.

Um dia, foi avistado um importante membro do reino de Lueji, que com alguns homens cortavam um antílope. Eles falavam uma língua que não era familiar. A pessoa que comandava, Chibinda Ilunga, um jovem bonito, apresentou-se como um caçador e pisteiro a Lweji, uma rainha Lunda. Foi assim que se expandiu a linhagem Ilunga.Os Chokwe do que é hoje o centro norte de Angola eram, então, súbditos do Lunda.Por volta de 1650, o governante mwaant Yaav Naweej estabeleceu rotas de comércio da sua capital para a costa atlântica e iniciou o contacto directo com os comerciantes europeus ávidos por escravos e produtos florestais. No final do século XVII, os postos Lunda no atual leste de Angola controlavam o comércio regional de cobre, e os povoados em torno do lago Mweru dominavam o comércio a partir da costa Leste Africana.Em meados do século XIX, os Chokwe separaram-se dos Lunda, e a cultura Chokwe, incluindo Chibunda, a revitalização da propagação da realeza sagrada Ilunga entre os vizinhos povos Mbundu, Lwena, Inbangala, Luchazi e Luvale. Esses povos puseram-se em marcha e encontraram santuário na Zâmbia.

Sem comentários: